sábado, 22 de agosto de 2009
Possível vida em Marte?
Os depósitos de sílica quase pura descobertos em Marte em 2007 pelo robô norte-americano ‘Spirit’ foram formados por vapores vulcânicos, por géiseres ou até mesmo pelos dois, que atravessaram o solo e podem conter pistas de vida passada.
A descoberta de depósitos de sílica na cratera de Gusev, situada na região equatorial, foi objecto de um estudo detalhado, cujos resultados das análises foram agora publicados pela revista norte-americana ‘Science’.
"Na Terra, os depósitos hidrotermais andam de mão dada com a vida e a sílica, encontrando-se próximos destas aberturas, que contêm frequentemente fósseis de restos de micróbios", afirma em comunicado Jack Farmer, da Universidade do Estado do Arizona e um dos autores do estudo.
"Não sabemos se este é o caso da sílica encontrada pelo ‘Spirit’, uma vez que o robô é desprovido de instrumentos que possam detectar vida microscópica", acrescenta. "O que podemos dizer é que este ambiente foi habitável com água líquida e presença de fontes de energia necessárias para a vida", conclui.
Fonte: Correio da Manhã de Portugal
;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário