sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Galáxia sendo despedaçada por vizinhas


(A "galáxia cometa", ao centro, despedaçada pela gravidade do aglomerado de galáxias)

Uma cena dramática acaba de ser flagrada pelo Telescópio Espacial Hubble. É quase um caso de polícia: uma galáxia sendo destroçada, completamente desfigurada, pelas vizinhas.
A "vítima" está no aglomerado de galáxias Abell 2667 e chamou a atenção da equipe liderada por Luca Cortese, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Apelidada de "galáxia cometa", ela está claramente desfigurada, e os cientistas agora conseguiram determinar que sua forma estranha é fruto da interação gravitacional violenta de todas as galáxias que compõem o aglomerado.

Ela está sendo puxada, esticada e esmigalhada pelo conjunto. Apesar do barbarismo, os cientistas encaram o evento como uma oportunidade, a chance de aprender como as galáxias evoluem ao longo do tempo.

Existem três tipos básicos de galáxia: espiral (tipo mais comum, como a nossa Via Láctea), elíptica e irregular. As irregulares, pelo que se vê, ou são muito pequenas, ou são detonadas por colisões ou outros eventos violentos. Já as elípticas tendem a ser o resultado final de grandes galáxias.

Os cientistas acreditam que a "galáxia cometa" é uma espiral que, ao ser destroçada, deve acabar se tornando uma galáxia elíptica, depois que tudo acabar e sua gravidade interna voltar a acomodá-la.

Fonte: Desconhecida


;

Nenhum comentário:

Postar um comentário