sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Matéria Escura


A existência da maior parte da matéria que forma o Universo – a chamada “matéria escura” – é um dos principais enigmas da astronomia. Os cientistas sabem que ela está lá – seu efeito gravitocional é claro –, mas não conseguem vê-la, nem sabem da onde ela veio. Agora, observações feitas com telescópios da Nasa podem trazer uma luz em toda essa escuridão. Com elas, os astrônomos conseguiram a primeira prova direta da existência dessa matéria invisível.

Nos aglomerados de galáxias, a matéria “normal” é encontrada, principalmente, na forma de gases quentes e estrelas. A massa de gases é bem maior que a massa das estrelas em todas as galáxias. Estrelas e gases estão unidos por uma intensa força gravitacional, que só pode ser explicada pela existência de mais alguma coisa ali, invisível aos astrônomos: algo que eles decidiram chamar de matéria escura. Sem ela, não haveria gravidade o suficiente para unir as galáxias em movimento.

A teoria podia fazer sentido, mas muitos astrônomos ainda não estavam convencidos. Alguns deles propunham outras explicações para essas alterações na gravidade verificadas, pois não conseguiam acreditar em um Universo formado em sua maioria por matéria invisível.

fonte: Indeterminada


;

Um comentário: